Mesas
Abertura: "De Edson Luiz a Marielle Franco: Intervenção Militar e Perseguição Política"
Composição:
Prof. Frederico de Almeida
Profª. Juliana Farias
Profª. Linna Ramos
Taina Santos (IFCH/Unicamp)
Profª. Yara Frateschi
Proposta: além de prestar uma homenagem à Marielle Franco e às vítimas invisibilizadas da violência estatal, promover um debate urgente sobre a atuação militar no Rio de Janeiro, sua relação com um sistema político, econômico e social de avanço do neoliberalismo e do conservadorismo, utilizando-se da perseguição como meio de repressão política. Buscamos também promover uma reflexão sobre as possibilidades e formas de resistência, dada a importância do tema.
Data: 20/08 às 19h.
Conjuntura Nacional e seu Impacto nas Eleições de 2018
Composição:
Profª. Andréia Galvão
Profª. Andréa Freitas
Profª. Mariana Chaguri
Profª. Raquel Meneghello
Proposta: promover a discussão acerca dos fenômenos e acontecimentos políticos contemporâneos, tendo em vista a disputa eleitoral, o contexto de continuidade do golpe de 2016, os ataques do governo Temer, e suas consequências para a sociedade brasileira.
Data: 21/08, às 09h.
Ciência e Tecnologia: Os Limites Entre Controle e Liberdade
Composição:
Prof. Pedro Peixoto
Profª. Marta Kanashiro
Prof. Rodolfo Avelino
Prof. Rodrigo Toniol
Proposta: salientar as maneiras como novas tecnologias e o desenvolvimento científico são influenciados por seu contexto social, assim como a sociedade em si é afetada por seus aspectos tecnológicos.
Data: 22/08 às 14h.
O Desmonte da Educação e a Experiência Pedagógica
Composição:
Profª. Carolina de Roig Catini
Profª. Heloisa Andreia de Matos Lins
Prof. Rodolfo Moimaz
Prof. Cauê Vieira Campos
Proposta: promover um debate sobre a reforma da Base Nacional Comum Curricular, tendo em vista o processo de sucateamento das ciências humanas na educação. Além disso, consideramos importante discutir também a atuação e o papel do professor em meio ao contexto da conjuntura nacional.
Data: 23/08 às 20h.
Arte e Política: Embates Entre Perspectivas
Composição:
Prof. Mário Medeiros
Maloca Cultural - Celso Niger e Lariluz
Profª. Érica Giesbrecht
Proposta: promover um debate sobre a arte como instrumento político e de resistência, pensando seus processos de produção, assim como sua importância, alcances sociais e limites.
Data: 24/08 às 14h.
Encerramento: "Alcances das Ciências Sociais: Entre Repressão e Resistência"
Composição:
Profª. Taniele Rui
Prof. Marcio Cataia
Prof. Ricardo Antunes
Erinilson Severino - Núcleo de Permanência Indígena Ufscar
Proposta: refletir sobre as múltiplas potencialidades das Ciências Sociais e as dinâmicas estabelecidas entre repressão e resistência nas quais estão inseridas.
Data: 24/08 às 19h.
Observações: Todas as mesas estão previstas para ocorrer no Auditório Fausto Castilho do IFCH/Unicamp. Em virtude do número de pessoas inscritas ser maior que a capacidade do local, daremos prioridade àqueles que se inscreveram e, logo em seguida, ao público geral.